Atividades
2021

WEBINAR APEEN: Turismo, Energia e Ambiente

A APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia promove o webinar “Hidrogénio verde e outros gases renováveis” que terá lugar no dia 28 de julho entre as 17h-18h30.

Evento online na plataforma zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89452738778

Programa

O papel do hidrogénio no sistema energético do futuro 
Ana Quelhas | EDP Renováveis 

Estratégia e objetivos da distribuição de gás para uma sociedade mais sustentável 
Nuno Fitas Mendes | REN Portgás 

A Competitividade portuguesa do hidrogénio e oxigénio verde na descarbonizarão da economia
Rui Costa Neto | IN+/Técnico Lisboa 

‘Fit for 55’: O papel do enquadramento regulatório no sucesso do Hidrogénio Verde.
Diogo Almeida | Galp 

Moderação
Jorge Sousa
ISEL/INESC-ID/APEEN 

 

WEBINAR APEEN: Turismo, Energia e Ambiente

A APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia promoveu o webinar “Turismo, Energia e Ambiente”  no dia 29 de junho.

Programa

Impacto do turismo e do consumo de energia dos turistas na qualidade do ar
Alexandra Monteiro | CESAM, Universidade de Aveiro

Relevância da qualidade do ar na tomada de decisão em turismo
Celeste Eusébio | GOVCOPP, Universidade de Aveiro

Construção e reabilitação eco-eficiente de empreendimentos turísticos
Paulina Faria | CERIS, NOVA School of Science and Technology, FCT NOVA

Neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos
Rita Lopes | CENSE, NOVA School of Science and Technology, FCT NOVA

Moderação
Margarita Robaina e Mara Madaleno
Universidade de Aveiro/GOVCOPP/APEEN

 

WEBINAR SOLAR FOTOVOLTAICO

A APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia, em conjunto com a IAEE – International Association for Energy Economics, promoveu o debate sobre os desafios da integração de produção solar fotovoltaica no sistema elétrico através do webinar que teve lugar no passado dia 26 de maio pelas 15 horas.

Large scale and decentralised solar photovoltaics – the Portuguese case 
Moderadora: Isabel Soares (FEP/APEEN)
Oradores: Ricardo Leite (EI-Galp/APEEN) e Rui Pestana (REN)

Gravação disponível em: IAEE.ORG

Apresentações:

  • Ricardo Alexandre (ei – Energia independente/Galp)

The reality and the future of the decentralized energy production

  • Rui Pestana (REN – Rede Eléctrica Nacional)

Solar Photovoltaic at larger scale for VHV transmission networks: requirements, challenges and opportunities.

 

Seventh Meeting on Energy and Environmental Economics (ME3) (Maio 2021)

7th ME3 – Meeting on Energy and Environmental Economics com o apoio da APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia e a International Association for Energy Economics (IAEE) teve lugar no dia 7 de maio 2021 organizado pela GOVCOPP e DEGEIT, Universidade de Aveiro

Mais informações: http://www.ua.pt/degeit/me3/

APEEN 2021 – Energy Transition and Sustainability Conference (Janeiro 2021)

A 5ª Conferência Anual da Associação Portuguesa Para a Economia da Energia (APEEN) foi totalmente dedicada aos aspectos de Transição energética e Sustentabilidade.

A conferência foi organizada pelo CENSE (Center for Environmental and Sustainability Research) da NOVA School of Science and Tecnhology.

Mais informações: https://apeen2021.cense.fct.unl.pt

2019

Seminário “O Mix Energético – Entre a estratégia desejável e a estratégia possivel” (fevereiro 2019)

No dia 21 de fevereiro de 2019 realizou-se na Faculdade de Economia do Porto o seminário “O Mix Energético entre a Estratégia Desejável e a Estratégia Possível”. Este seminário integrou-se numa já vasta série de iniciativas nacionais e internacionais promovidas pela APEEN com vista à promoção da colaboração entre pessoas e instituições interessadas na área da Economia da Energia. O evento teve muito sucesso, desde logo esgotado em termos de lotação, e também devido ao interesse e participação do público no debate.

O tema proposto não poderia ser mais atual e urgente. O Plano de investimento até 2030 para a área da Energia integrado na estratégia europeia de descarbonização, envolve diversas componentes cuja coerência, exequibilidade e eficácia exigem um debate esclarecido e multifacetado já que envolve, entre outros, o PT 2030 – Estratégia Nacional para o Portugal Pós 2020, o PNEC – Plano Nacional Integrado de Energia e Clima e outros tais como, o PNPOT – Programa Nacional da Política de Ordenamento de Território e o RNC2050 – Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

Mais informações em: http://APEEN-ME3.eeg.uminho.pt e https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/3

Annual APEEN Conference (maio 2019)

A 6ª Reunião sobre Economia da Energia e Ambiente no dia 29 de Maio em Aveiro e foi organizada Universidade de Aveiro e GOVCOPP and DEGEIT.

A conferência contou com a participação especial de Flávio Menezes da School of Economics at The University of Queenslan.

Mais informações em: http://www.ua.pt/degeit/me3/

4th Annual APEEN Conference (outubro 2019)

4ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN) teve lugar na Universidade da Beira Interior, Covilhã entre os dias 17 e 18 de outubro.

A Conferência focou o tema: “Energy Demand-Side Management and Electricity Markets”.

2018

3rd APEEN conference & 5th Meeting on Energy and Environmental Economics – ME3 (outubro 2018)

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2019 teve lugar em Braga na Universidade do Minho o evento conjunto da 3ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN) e a 5ª Reunião sobre Economia da Energia e Ambiente – ME3.

A Conferência focou o tema: “Managing Resources and Waste: challenges for Energy and Environmental Economics beyond 2030”

Mais informações em: http://APEEN-ME3.eeg.uminho.pt e https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/3

Em forma de homenagem póstuma à professora Leonor Vasconcelos, a FEP, juntamente com a Associação Portuguesa de Economia Política e a APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia, promoveu no dia 22 de novembro a conferência “Para onde vai a Economia da Pobreza?”.

Mais informações em https://bit.ly/2OMi2TV

 

2017

2017 Annual APEEN Conference (maio 2017)

A Conferência Anual da Associação Portuguesa de  Economia da Energia de 2017 foi organizada pela APEE  e pelo departamento de Economia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

A conferência foi dividida em 4 sessões e uma sessão especial co-organizada com a Fundação Francisco Manuel dos Santos/PORDATA para apresentar o desenvolvimento de indicadores de energia e carbono desenvolvidos pela equipa de investigação da APEEN.

Mais informações: http://apeen2017.iscte-iul.pt/index.html

Novo subtema no PORDATA da responsabilidade de equipa de trabalho de associados da APEEN

Um novo subtema no PORDATA, denominado Economia da Energia, desenvolvido por uma equipa de trabalho que envolveu associados da APEEN, foi apresentado na 2017 APEEN Anual Conference, que decorreu no ISCTE, em Lisboa, no dia 9 de maio de 2017.

A equipa responsável pela proposta e elaboração de novos indicadores sobre Economia da Energia foi composta pelas associadas da APEEN Marta Ferreira Dias, Mara Madaleno, Margarita Robaina e Júlia Seixas.

A energia é um dos fatores determinantes na competitividade das atividades económicas e a causa maior das emissões de gases com efeito de estufa. Nas últimas duas décadas tem aumentado de forma significativa a necessidade de avaliar a eficiência na utilização da energia e as opções de alternativas energéticas com menos impacto nas alterações climáticas.

Os indicadores de economia de energia são instrumentos simples e eficazes que mostram a evolução dos sectores de atividade económica, em termos do uso da energia e das emissões geradas: por exemplo, uma evolução decrescente da intensidade energética e carbónica (menos energia consumida ou menos emissões geradas, por unidade de valor produzida, respetivamente) significa que aumenta a eficiência energética e a descarbonização da atividade económica.

Pelo contrário, uma evolução crescente dos indicadores ao longo do tempo aponta para a necessidade de adotar opções mais eficientes e limpas no que diz respeito ao uso de energia. Dado que o consumo de eletricidade de fonte renovável tem sido apontado como uma das opções mais custo-eficazes para melhorar a eficiência e a descarbonização das atividades económicas, o indicador relativo à intensidade elétrica é um instrumento a ter em conta.

Mais informações sobre o subtema Economia da Energia podem ser consultadas no site PORDATA.

2017 Annual APEEN Conference (maio 2017)

O 4º Encontro de Economia Energética e Ambiental – ME3 organizado pela Associação Portuguesa de Economia Energética (APEEN) e o Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies (GOVCOPP) que será realizado no DEGEIT na Universidade de Aveiro nos dias 21 e 22 de setembro de 2017.

O ME3 é um encontro internacional que visa compartilhar experiências e resultados pela comunidade científica e empresarial cujos interesses são a Economia da Energia e do Meio Ambiente.

O evento terá sessões científicas paralelas e uma tarde de apresentações de empresas

Mais informações: http://apeen2017.iscte-iul.pt/index.html

Gestão Ativa da Procura de Energia: Eficiência e Resposta – GAPEER’17 (abril 2017)

A exigência da crescente integração de fontes renováveis nos sistemas electroprodutores, o cumprimento dos acordos internacionais na área do ambiente e a garantia de continuidade de fornecimento a custos comportáveis para a economia como um todo conduzem-nos à necessidade de pensar, ponderar e agir no lado da gestão ativa da procura da energia, quer na componente de eficiência, quer da resposta da procura.

Este foi o principal foco do fórum/conferência de debate na Universidade da Beira Interior, Covilhã, nos dias 20 e 21 de Abril de 2017. Tem como título Desafios da Gestão Ativa da Procura de Energia: Eficiência e Resposta – GAPEER’17.

Mais informações: http://apeen2017.iscte-iul.pt/index.html

Energy for Sustainability 2017 – Sustainable Cities: Designing Cities and Communities for the Future (fevereiro 2017)

Nos dias 8, 9 e 10 de Fevereiro realizou-se na Ilha do Funchal, Madeira, Portugal. A sessão temática, que teve o apoio da APEEN, teve como tema: Revisiting the economics of energy transition.

Mais informações: https://www.efs2017.uc.pt/index.php?module=sec&id=438&f=1

2016

3º Encontro de Economia de energia e Ambiente (novembro 2016)

O Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Gestão Industrial e Turismo (DEGEIT), da Universidade de Aveiro, promoveram nos dias 17 e 18 de Novembro de 2016, o 3rd Meeting on Energy and Environmental Economics (ME3).

Este ano, o ME3 dei especial foco ao papel da economia experimental aplicada à economia da energia e ambiente

Mais informações: https://www.ua.pt/pt/degeit/aerna2016/

VII Congresso AERNA (setembro 2016)

A Universidade de Aveiro (Portugal), e, em particular, o Departamento de Economia, Gestão, Engenharia e Gestão Industrial e Turismo e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) foram os anfitriões da VII AERNA Congress. Esta conferência também teve o apoio e a colaboração da Associação Portuguesa da Economia da Energia  (APEEN).
 

Mais informações: https://www.ua.pt/pt/degeit/aerna2016/

Portugal 2030: Pensar a Agenda para a transição energética (maio 2016)

No Edifício das Pós-graduações da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), realizou-se a conferência “Portugal 2030 – Pensar a Agenda para a transmissão energética”. Este seminário teve como grande objetivo promover uma reflexão pública sobre a transição energética. 

Seminário “Economia da Mobilidade Elétrica” (março 2016)

Para discutir as atuais perspetivas da mobilidade elétrica, a Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN), o Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa) e a Associação Portuguesa do Veículo Elétrico(APVE), organizaram, no dia 18 de março, entre as 18h e as 20h, o seminário Economia da Mobilidade Elétrica.

Congresso ibérico de economia de energia (EEIC) (fevereiro 2016)

Em cooperação com a AEEE, a APEEN organizou o primeiro congresso ibérico de economia de energia (EEIC) em fevereiro de 2016.